A paz e o caos
- Missão Atos 4

- 27 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus." Filipenses 4:7
A psiquiatria e os pesquisadores categorizam as principais e basais emoções humanas em: alegria, tristeza, medo, raiva e nojo. Lembrou do filme Divertidamente? É exatamente aquilo mesmo, estas são as emoções mais presentes no nosso dia a dia, que ajudam a nos proteger e nos afastam de perigos, por exemplo.
Mas o que gostaria de apontar, pensando nisso, é de que dentre todas estas emoções, apenas a alegria é, digamos assim, algo bom. Ninguém “gosta” de se sentir triste, de passar por situações que tragam medo, ou ficar nervoso, ou muito menos de lidar com coisas nojentas e desagradáveis.
Em meio a um turbilhão de emoções, como encontrar espaço para a solitária alegria? Como encontrar contentamento no meio de tantos sentimentos ruins, e de um mundo que cada vez menos se apresenta aprazível e virtuoso?
É aí que entra uma paz sobrenatural, que vai além da razão e do que faz sentido, e acredite, humano nenhum é capaz de alcança-la ou produzi-la. Somente um coração cheio da presença de Deus consegue lidar com tantas emoções e sentimentos negativos de forma resiliente e alegre, sem desistir ou perder a calma.
A solução secular é procurar a alegria dentro de si mesmo, a solução apresentada pelo evangelho é entregar o coração e o caminho nas mãos de Deus e confiar. A plena confiança é o antídoto da ansiedade, a pílula antidepressiva, a serotonina sobrenatural.
Não estou dizendo e nem te incentivando a abandonar seu tratamento psicológico/psiquiátrico, ou jogar fora os remédios que seu médico te indicou.
Se são tratamentos confiáveis e aprovados, são totalmente uteis e igualmente usados por Deus pra te ajudar a lidar com os desprazeres e com as inquietações de nossas mentes.
Mas a mensagem que quero deixar a você, é de não abrir mão da paz de Deus, que excede todo entendimento, que guarda nossos corações e mentes, e nos faz fortes em meio às fraquezas. Todo aquele que recorre ao Senhor, que se dobra e pede a sua ajuda, será confortado, fortalecido e amado.
Filipenses 4:6 – “Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez.”
Busque a Deus em oração, diga abertamente a Ele o que você precisa, quais são seus medos e fraquezas, e lembre-se sempre de ter um coração agradecido por tudo aquilo que Ele já fez. Seu coração encontrará nele alegria e, mesmo com medo, você encontrará a paz.
Ricardo Rodrigues






Comentários