Salmo 78 - Discipulado dos filhos
- Missão Atos 4

- 17 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
“Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos." Salmos 78:4-7
Estamos vivendo um período de extremo desafio e complexidade em nossa sociedade. O fato de alguns de nós precisarmos ficar em casa com os nossos filhos traz algumas reflexões sobre a forma que estamos nos relacionando com eles e de que maneira temos construído um relacionamento com os nossos meninos e meninas. Ao mesmo tempo, esse contexto que enfrentamos é muito oportuno para que compartilhemos os valores de vida e do evangelho com os nossos filhos. Cabe aqui, uma pergunta que você talvez tenha em mente: “como discipular meus filhos para que sejam verdadeiros discípulos de Cristo?”. O discipulado cristão está profundamente relacionado à questão do ensino e do exemplo: por meio das nossas vidas, nossos filhos são motivados e ensinados a amarem e seguirem a Jesus e a amarem Sua Igreja e Seu Reino.
Um ponto importante relacionado a essa questão é que cada pai e cada mãe são os responsáveis diretos pelo discipulado de seus descendentes. A Igreja como comunidade de Cristo pode até mesmo auxiliar nesse processo, mas conforme o ensino bíblico, a responsabilidade maior do discipulado das crianças e adolescentes pertence aos seus pais. São eles que vão ensinar por meio de palavras, de atitudes e do exemplo. Os pais vão mostrar aos filhos a importância de conhecerem a Jesus, e a maneira bíblia de servi-lo, segui-lo e adorá-lo.
Como discípulos de Cristo, nossos filhos devem aprender a respeito da força e do poder do Senhor e de suas maravilhas (v. 4). Por meio de nosso ensino, eles devem aprender a confiar no Senhor e não se esquecer de seus grandes feitos (v. 7). Outra questão importante relacionada ao discipulado e que devemos ter em mente ao discipularmos nossos filhos é que o discípulo deve obedecer a Cristo (Mt 28: 19 e 20). Sendo assim, nossos meninos e meninas devem ser ensinados e motivados a obedecerem a Palavra de Deus, já que um dos princípios do discipulado é justamente a obediência ao Mestre. Além disso, não podemos esquecer de que a Bíblia nos orienta a sermos imitadores de Cristo; portanto, devemos demonstrar por meio de nossa vida que somos imitadores de Jesus, para que nossos filhos também o sejam.
Jesus Cristo morreu por toda a humanidade, e isso inclui as crianças e os adolescentes. Dessa maneira, independente da faixa etária, nossos filhos devem ser conduzidos a Cristo e discipulados nEle e para Ele. É imprescindível que cada um de nós como pais e mães invistamos nosso tempo para estarmos próximos de nossas crianças e de nossos adolescentes, ensinando e mostrando o caminho em que devem andar, isto é, Cristo Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida!
No Senhor, que nos orienta e concede sabedoria para discipularmos nossos filhos para Cristo Jesus,
por Cláudia dos Santos Duarte







Comentários