Todas as coisas realmente cooperam ?
- Missão Atos 4

- 11 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." Romanos 8:28
Para entender realmente o que este versículo ensina, devemos analisar o contexto. De qual bem o apóstolo Paulo se refere no texto? Este “bem” está definido nos próximos versículos: Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou” (Rom 8-29-30)
O “bem” não é o nosso conforto, sucesso, objetivos alcançados, riqueza, ou boa saúde. É a conformidade a Cristo! Deus usa as mais difíceis situações de dor e sofrimento com o único propósito de nos tonar mais semelhantes a Jesus, e manifestar a glória Dele por meio de nós. Definir o que é “bom” somente sob o aspecto do que podemos obter desta vida, perde-se real significado do texto. Isso porque podemos correr o risco de deturpar o sentido do texto ao crer que se nossas vidas forem confortáveis, tivermos riquezas, saúde, então, está tudo bem. Porém não é esse bem a qual Paulo se refere no texto.
Você realmente acredita que todas as coisas (boas ou ruins) cooperam para o bem daqueles que amam a Deus? Se amamos a Deus de todo o coração, como cristãos verdadeiros, nenhuma circunstância boa ou má, poderá impedir que a vida de Cristo seja manifestada em nós, seres humanos falhos e pecadores.
Assim, “todas as coisas cooperam para o bem” não deve repetido como um “mantra” ou crido sob a perspectiva daquilo que me satisfaz, daquilo que o meu coração deseja, daquilo que eu planejo. Paulo escreveu a carta em um cenário de dor e sofrimento; passou por agressões, perseguições e prisões mas sabia que tudo isso que lhe acontecia era para conformá-lo à imagem de Cristo.
O Senhor nos chama para um propósito: de sermos parecidos com Cristo e para que Cristo seja visto nas nossas vidas. Somos destinados a isso mas estamos ainda sendo moldados para essa finalidade, pois “aquele que começou a boa obra em nós é fiel para completa-la” (Filipenses 1:6|).
O “bem” não é aquilo que é melhor para mim, segundo o meu entendimento do que é "bom" e compreensão das coisas.
Portanto, o Senhor trabalha na vida de cada cristão que o ama, e usa tudo que nos acontece para nos tornar mais parecidos com Cristo, ainda que o que aconteça não seja “bom” ao nosso ver. Deus sempre tem o melhor para nós e Ele cumprirá os seus propósitos em nossas vidas, devemos confiar plenamente nisso.
por Emilly Medeiros






Comentários