A bondade de Deus
- Missão Atos 4

- 20 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
“Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir mudança ou sombra de variação.” Tiago 1: 16-17
Lendo a Bíblia com atenção, observamos que a bondade é uma das características divinas que aparecem com maior freqüência na história sagrada. Isso acontece porque é por meio dela que ele vai se revelando graciosamente à humanidade. A bondade de Deus resume o caráter de seu grande amor, de sua infinita graça e de sua incomensurável compaixão e paciência em relação ao pecador. Todo o ser humano pode e deve comprovar que o Senhor é bom e que sua misericórdia dura para sempre.
Esses versículos do livro de Tiago vão enfatizar a maravilhosa verdade referente à bondade de Deus. Ele é a fonte de tudo o que é bom. O autor ainda menciona que as dádivas de Deus são invariavelmente boas. Em todas as transformações de um mundo mutável elas não variam. Essa característica divina independe das circunstâncias ou do próprio ser humano. Ou seja, podemos ter a certeza de que a bondade do Senhor é proveniente de seu caráter e é imutável, isto é, nenhuma situação, nenhum pecado, nenhuma mudança de humor modificará a forma bondosa e graciosa de Deus tratar o ser humano. Essa bondade está associada ao fato de que Deus é amor. Sua essência é profundamente amorosa, misericordiosa e bondosa. Com essa certeza podemos nos achegar ao Senhor, pois sua bondade não tem fim, não importa como estivermos, o convite de Deus sempre será para nos aproximarmos dele.
De que forma o Senhor expressa essa bondade para o ser humano? Tiago afirma que é por intermédio das “boas dádivas”. Tudo o que Deus criou era e é bom (Gênesis 1:10), suas dádivas são plenamente boas, sendo que demonstram a concretização do caráter bondoso do Deus Eterno. A saúde, o alimento, a própria vida demonstram esse fato. Além disso, a Bíblia ainda menciona que o maior ato de bondade do Senhor foi o de enviar a seu filho Jesus Cristo para morrer pelo ser humano.
A salvação é, por excelência, o grande ato bondoso do Criador. Sendo assim se desejarmos desfrutar da bondade de Jesus Cristo plenamente, devemos nos entregar totalmente ao seu Senhorio e nos submetermos a sua soberania reconhecendo o grande ato de amor que Ele fez por nós na cruz. Prove da bondade de Deus, a cruz demonstrou todo seu amor e bondade por nós.
Pr. Fernando dos Santos Duarte







Comentários