A missão de Gabriel
- Missão Atos 4

- 26 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Lucas 1.26 “No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descentemente de Davi. O nome da virgem era Maria”.
Minha mãe dizia que toda criança tinha um anjo para protegê-la. Então eu dizia: “Onde está o meu anjo que não o vejo? Ela respondia: Está bem atrás de você! Eu me virava e não o via. Ao que ela retrucava: Você se virou e o anjo virou também!” Nunca entendi essa verdade dela. Bem, o tempo passou e estudando a Bíblia encontrei a missão de um anjo: Gabriel. Nome lindo! Gabriel gostava de cumprir as missões ordenadas por Deus. Quando Deus mandava, Gabriel obedecia. Imagine só! Deus se faria homem e ele fora encarregado de trazer a notícia até a terra. O que Gabriel não esperava é que Deus o enviaria até uma virgem camponesa.
Gabriel até pensou que a mãe de Deus seria uma rainha, Alguém muito importante e que morasse num palácio suntuoso e reluzente. Mas não, ele deveria levar a mensagem a uma camponesa, que estava prometida em casamento a José um carpinteiro de Nazaré. Tarefa difícil para o anjo. Como dizer que ela engravidaria sem ser tocada por nenhum homem? E como explicar isso a José? “Mas o anjo disse à Maria: Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus”. (Lucas 1.30-31).
José ficou desconfiado quando Maria anunciou a gravidez. Como poderia ter engravidado se nunca tocara nela? “Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente” (Mateus 1.19). Trabalho para o anjo: convencer José da inocência de Maria. “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1.20-21). Deus se faria bebê? Até o nome já fora escolhido: Jesus! Por que não Júnior? Por que não Antonio? Ou João? Não, ele se chamaria Jesus o Salvador. Ele percorreria a eternidade para se tornar um de nós.
Poderia ter desistido, mas não o fez. Seria como qualquer bebê: mãos pequeninas, pernas gorduchas, barriga faminta e sugaria com força os seios da mãe. “Glória, glória, glória a Deus nas alturas!” Eis que nasce o Salvador. Os reinos do universo cantam. Todos se juntam em louvor e adoração. A estrela anuncia o lugar do nascimento. Todos louvam Emanuel, o Deus que se fizera carne. O Deus que nos amou primeiro. O anjo Gabriel cumprira a missão dada por Deus. E Ele veio.
O Deus conosco reina sobre nós. “Glória, glória, glória a Deus nas alturas!”
A graça seja com todos! Amém!
por Antônia Vieira de Lima Oliveira






Comentários