top of page
PNG LOGO BRANCA.png

Aprendendo a orar

“Certo dia, Jesus estava orando em determinado lugar. Quando terminou, um de seus discípulos lhe disse: "Senhor, ensine-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele.” Lucas 11:1.


Como orar? Essa é uma pergunta que muitas pessoas já fizeram. O nosso desejo de conversar com Deus é o que nos impulsiona a orar. Mas, como orar conforme a vontade de Jesus? É por meio de seu exemplo que podemos desenvolver uma vida dedicada à oração, já que Cristo é o mestre que estabelece os princípios da atitude, do conteúdo e da maneira de se orar. Ele é o nosso grande e maior modelo, já que sua vida foi dedicada também à oração. Assim como Jesus, devemos estar em constante oração, com os nossos pensamentos voltados para Deus e para a sua palavra. Além de orar no templo e durante o dia, Jesus orava de madrugada (Marcos 1:35) e também no decorrer da noite (Lucas 6:12). Da mesma forma, o Mestre orou antes e depois de todas as fases mais importantes do seu ministério, como por exemplo: antes de escolher os seus doze discípulos (Lucas 6:12 e 13), antes de sua crucificação (Lucas 22:39-46) e, depois de alguns grandes milagres (Mateus 14:23).


Podemos compreender que orar é acessar a Deus, recebendo dele o conforto e a força para a vida, seja nos momentos de tranquilidade e alegrias, mas também nos de adversidade e tristezas. Os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a orar, pois observaram a necessidade que tinham de buscar ao Senhor. Eles reconheceram que sozinhos, nada podiam fazer. Cristo é quem nos torna “mais que vencedores”. A aprendizagem também vai ocorrer com a prática. Nós aprenderemos a orar, orando. João 14:13 e 14 vai afirmar que a oração significa “pedir” ou “fazer uma petição”. Às vezes, não gostamos de orar ou pedir porque isto exige uma atitude de humildade e de dependência da nossa parte. Nós não temos condições de “exigir”, mas sim de pedir. Muitas orações são vãs porque nos aproximamos de Deus acreditando que podemos exigir alguma coisa dele.


Outro aspecto importante relacionado à oração (João 14:13) é que esta deve ser realizada em nome de Jesus, já que é por causa e através dele que recebemos a salvação e também toda sorte de bênção. Ainda no versículo 13, podemos observar que Jesus afirma que “tudo” o que pedirmos em oração, receberemos. A amplitude da promessa de Jesus Cristo é ilimitada. Todas as nossas necessidades podem ser apresentadas em oração para o Senhor, porque ele tem cuidado de nós. A possibilidade de Deus responder as nossas orações não possui fronteiras, como já observamos, é infinita. Por sua vez, o versículo 14 indica que devemos ter a convicção de que seremos atendidos pelo Senhor, a partir do momento em que estivermos ligados a Cristo, andando conforme a sua palavra.

Por fim, podemos observar que a Bíblia ensina que as nossas orações não são rejeitadas por Deus. “Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.” (Salmos 66:20). Ele escuta o nosso clamor e atende sempre conforme a sua vontade soberana, que é muito melhor do que a nossa. Ele sabe do que precisamos, porque nos criou com amor. Dessa forma, é importante reconhecermos ainda que todas as coisas que recebemos vem do Senhor e somente a ele deve ser dada toda a honra e toda glória!!!


No Senhor, que ouve e responde às nossas orações,


Cláudia Duarte


ree

 
 
 

Comentários


PNG LOGO BRANCA.png

Missão Atos 4

Rua Goiás, 3773

Votuporanga/SP

BRASIL

  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Obrigado pela sua mensagem

©2019 by Missão Atos 4. Todos os direitos reservados.

bottom of page