Contramão
- Missão Atos 4

- 17 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Estenderei a mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém(...) aqueles que no alto dos terraços adoram o exército de estrelas, que se prostram jurando pelo Senhor, e também por Moloque; aqueles que se desviam de seguir o Senhor; não o buscam nem o consultam. Sofonias 1:4-6
Esse texto de Sofonias me fez pensar nesse método de Deus aonde a mão dele fica contra os que se desviam do caminho e/ou o abandonam. Mas o que isso significa? Entendo que isso pode significar tanto o juizo de Deus quanto amor, graça e misericórdia. Porque? Juizo pois se permanecermos contra ele, teremos muitos problemas/consequências naturais tanto aqui na terra como na eternidade por se viver contra os caminhos do Criador da vida.
E amor, graça e misericórdia pois vejo isso como um aviso, uma advertência, um grito de Deus em direção a nós nos mostrando através das dificuldades de se viver "contra a mão" dele, que devemos voltar, que devemos continuar andando a favor do vento, e não querer entrar num rio e ficar lutando contra a correnteza.
É bom nos lembrar que, na verdade não é Deus que literalmente olha e fala "vou ficar contra você", mas nós mesmos é quem nos colocamos contra Deus, pois Deus não muda, ele permanece da mesma forma, com as mesmas promessas, principios, valores. Portanto, a mão dele continua na mesma direção, e se eu mudo de direção, eu me coloco em combate com Deus e isso não será bom. As consequencias disso vem de diversas formas em nossas vidas. Pode ser através de inquietação, falta de paz interior, sentimentos de culpa, sensação de que algo está errado (e de fato esta), mudanças de comportamento (para pior), insatisfação, questionamentos e falta de sentido na vida, más decisões e decisões problemáticas, e problemas decorrentes de todos esses outros efeitos, e tudo isso poderá ser a curto ou a longo prazo. Além de muitas outras coisas que podem ocorrer e que podemos nem perceber que é devido a isso.
E claro que também não quero dizer que por estar no caminho de Deus não teremos problemas, isso é mentira. Mas ter problemas normais da vida, sofrimentos, doenças, injustiças, dentre outras coisas que todos tem, tanto cristãos quanto não cristãos, faz parte, e isso a biblia deixa claro. Mas são coisas diferentes das que enfrentamos ao estarmos andando com Deus, e isso percebemos e sentimos.
Portanto, não ande contra a mão de Deus, ande com ele, viva com ele. E se por acaso você se afastar/mudar de rota e a mão de Deus ficar contra você, se lembre que não é o fim, é o chamado dele para que você retorne para a direção correta. Se esse for o seu caso, se arrependa, volte para a direção certa e agradeça a Deus pela sua maravilhosa graça.
por Alef Esteves







Comentários