De onde vem o nosso socorro?
- Missão Atos 4

- 9 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
“Olho para os montes e pergunto: "De onde me virá socorro?". Meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra! Ele não deixará que você tropece; aquele que o protege não cochilará. Aquele que guarda Israel não cochila nem dorme. O Senhor é seu protetor! O Senhor está ao seu lado, como sombra que o abriga. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O Senhor o guarda de todo mal e protege sua vida. O Senhor o guarda em tudo que você faz, agora e para sempre. Salmos 121.”
Durante a história da humanidade, sempre se teve notícias de desastres naturais: sejam terremotos, chuvas, tsunamis, incêndios... São várias regiões ou países que enfrentaram ou ainda enfrentam calamidades e desastres relacionadas à natureza. Falando sobre a existência de terremotos, ainda hoje lemos em jornais sobre muitas pessoas perdendo a vida, lugares inteiros se desfazendo por causa de tremores. Isso tudo tem nos levado a uma insegurança, ficamos imaginando onde será o próximo tremor amanhã.
Mas, mesmo num contexto de extrema incerteza, em que não temos garantia de qualquer coisa, podemos nos sentir seguros. A Palavra de Deus no Salmo 21 orienta-nos como buscar a segurança necessária para atravessar os problemas da vida. Em primeiro lugar, a segurança e a proteção de que precisamos não vem da natureza, ou das autoridades constituídas, e nem vem do próprio homem e de suas riquezas, mas “o meu socorro vem do SENHOR que fez os céus e a terra.” Ao fazer tal afirmação, o salmista se identifica como alguém que possui fé em Deus e na sua palavra.
A origem de sua proteção está no SENHOR, logo o autor se considera como alguém que reconhece o senhorio de Deus em sua vida, ele é o seu porto seguro! A palavra socorro indica uma firme intervenção divina em meio às dificuldades da vida, impossíveis de serem resolvidas pela própria pessoa. Além disso, o salmo afirma que o SENHOR é o guarda de Israel. Essa figura remonta à segurança pessoal dos reis da Antiguidade. Deus é o guarda dos que nele confiam, sendo também a sua sombra (v. 5). A sombra se origina através de qualquer corpo sólido que se interponha entre o sol ou a luz e outro corpo. Assim como o homem encontra alívio na sombra, assim também a proteção de Deus representa refrigério e conforto.
Por último, no verso 7 lemos “O SENHOR te guardará de todo o mal.” Aqui observamos que a proteção do SENHOR é total, abrangendo o físico, o moral e o espiritual, em toda a dinâmica da vida, em qualquer circunstância. Com toda essa instabilidade que vivemos, devemos estar certos que na adversidade ou na bonança, na tristeza ou na alegria, na enfermidade ou na saúde, chorando ou sorrindo. Nossa certeza deve ser a de que em Deus temos proteção total e irrestrita!
No Senhor, socorro bem presente em tempo de angústia,
Cláudia Duarte






Comentários