Deus X mi-mi-mi
- Missão Atos 4

- 26 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
“Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. " 1 Reis 19:3,4
Com certeza você já ouviu jargões que se tornaram populares como: “estão tentando roubar minha sorte, sepultar minha alegria, entulhar o meu poço, entre muitos outros”. Vejo crescendo no cenário brasileiro um apelo frenético a ideia de que, quando um cristão enfrenta problemas, deve-se clamar pela justiça divina, para que aqueles que o afrontam sejam derrotados e que seja feita justiça.
Veja bem, não estou eu aqui dizendo que não se deve orar quando passamos por tribulações, aliás, Deus se apresenta como nosso refúgio e nossa fortaleza, então é sempre a Ele que devemos clamar. O que me incomoda é ver alguém que se diz cristão se fazendo de coitadinho, usando as redes sociais para exclamar sua angústia e mostrar ao mundo como ele sofre. Já digo logo de cara, deixa disso meu irmão, você não encontrará em nenhum lugar da Bíblia relatos do Senhor cultivando esse tipo de sentimento em seus filhos.
Pelo contrário, o “mi-mi-mi”, as reclamações, os lamentos, são sempre respondidos da mesma forma: “vá, lute, confie em Deus, caminhe pra frente, não desista, não desanime.”
Não foi assim com Moisés? “Senhor, o exército inimigo se aproxima, vão nos matar, o que faremos?” “ - Moisés, por que você esta me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche.”
Não foi assim com Josué? Todo o povo de Deus precisava de um novo líder e com certeza isso pesava sobre os ombros dele, que bem poderia desanimar, se rebaixar e lamentar, “Senhor não sou capaz”. Mas a resposta divina é clara: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" Josué 1:9
Não foi assim com Elias?
Depois de humilhar os profetas de Baal e matá-los a fio de espada, ele é jurado de morte por Jezabel e foge para salvar sua vida e debaixo de alguns arbustos pede a morte para Deus. Afinal Elias não queria mesmo morrer não é mesmo? Se quisesse bastava voltar até onde Jezabel estava e ela tomaria as providências para que isto ocorresse.
Elias talvez quisesse um alento de Deus, um reconhecimento do seu sofrimento, uma resposta a sua dor. A resposta de Deus a esse pedido nos ensina muito sobre o que Deus espera de nós diante dos problemas.
Uso minhas palavras aqui para transcrever a ordem divina: “ Que negócio é esse de morrer Elias? Você tem trabalho a fazer, levante-se e coma, EU te sustento.”
Mesmo em meio a minha fraqueza, Ele é o meu sustento, Ele provém aquilo que me é necessário, minha confiança deve estar depositada no fato de que estará comigo em todas as situações, sejam elas boas ou más.
Depois de se alimentar Elias viaja por alguns dias e volta a se esconder dentro de uma caverna. Lamenta-se mais uma vez a Deus, mas o Senhor o repreende novamente: “O que você está fazendo aqui, Elias? E logo depois ordena: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar".
Muitas vezes nos escondemos nos momentos difíceis da vida. Seja dentro de nossas casas, seja dentro de sentimentos de baixa autoestima e inferioridade, ou de perseguição por parte de outros. Mas a resposta de Deus a toda essa reclamação e murmúrio é simples: “Saia dessa! Saia desta caverna e coloque-se de pé, tenha coragem, enfrente os problemas com fé, não desanime, e o mais importante de tudo, mantenha-se na presença do Senhor.”
Pois o Senhor vai passar! É essa a certeza que move o cristão diante das lutas e dificuldades. Pode ser que Ele não tenha passado ainda, mas Ele vai passar, não estamos sozinhos, quando nos mantemos na presença Dele temos a certeza de que lutamos acompanhados e nada nem ninguém pode nos derrubar.
Chega de mi-mi-mi, chega de coitadismo, não faça de seu facebook, instagram ou twitter um muro de lamentações. Lute, encare os problemas, tenha fé no seu Senhor, prepare-se para a guerra e viva em paz com Deus e os homens.
Por Ricardo Rodrigues






Comentários