Guarda o coração
- Missão Atos 4

- 17 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
Todos nós sabemos que colhemos aquilo que plantamos. Se plantarmos flores, certamente as colheremos. Se plantarmos ervas daninhas também as colheremos. “Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7). Essa verdade é válida também para as coisas do coração. Se plantarmos sementes de esperança desfrutaremos de otimismo, se plantarmos sementes de ira nos tornaremos tristes, carrancudos.
Se plantarmos sementes de dúvidas nos tornaremos inseguros, sem rumo. O que temos plantado no nosso coração? Não podemos permitir que qualquer ralé bata à nossa porta e passemos a atendê-la. Ira. Vingança. Mágoa. Dúvida. Estas devem ser expulsas da nossa vida. Guarde o coração de todo esse lixo. Jesus também guardava o seu coração. Ele não permitia que qualquer coisa passasse pela entrada dele. Certa ocasião, o povo resolveu fazer de Jesus seu rei. Quem de nós recusaria tal coisa? Ser rei, ter poder, ser servido! Parece maravilhoso! Mas Jesus não pensava assim.
“Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte” (João 6.15). Numa outra ocasião Pedro ouvindo Jesus anunciar sua morte na cruz disse: “Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá” (Mateus 16.22), ao que Jesus respondeu a Pedro: “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço porque não cogita das coisas de Deus, e sim da dos homens” (Mateus 16.23). Jesus guardou o seu coração e se Ele o fez devemos fazê-lo também. Mas como? Filipenses 2.5 responde essa questão: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”.
Nossa mente é a porta de entrada do nosso coração. O Espírito Santo está sempre pronto a nos discernir quais pensamentos devem ser guardados e quais devem ser desprezados. Todo pensamento deve ser obediente a Cristo, se não o for deve ser lançado fora e esquecido. Guarda o seu coração. Anda no Espírito. Submeta seus pensamentos a Cristo. Busca resposta na palavra. Ela lhe dará direção.
Jesus quer o nosso coração frutífero, plantado com sementes boas. Ele quer que produzamos bons frutos. Frutos perfeitos regados pelo seu imenso amor por cada um de nós. Se pensamentos de tristeza chegarem até nós, enxotemo-los de nossa vida. Se pensamentos de arrogância aflorarem, não deixemos que sejam cultivados. Jesus nos quer com um coração como o Dele.

Cheio de altruísmo, serventia, bondade, humildade e obediência. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração”. Se guardarmos no coração coisas boas, nossas palavras e ações serão boas. “A boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12.34). Selecionemos somente sementes boas, que possam florescer e dar frutos bons. Plantemos sementes de bondade e alegria no nosso coração!
No amor Dele! Amém!
Antonia Vieira de Lima Oliveira





Comentários