top of page
PNG LOGO BRANCA.png

Mentira

Josué 9.27 “Mas naquele dia fez dos gibeonitas lenhadores e carregadores de água para a comunidade e para o altar do Senhor, no local que o Senhor escolhesse. É o que eles são até hoje”.



“Mentira tem perna curta”, dizia minha mãe. Na maioria das vezes é sempre descoberta. É muito difícil carregar uma mentira por longo tempo. Depois da morte de Moisés, Josué havia recebido do Senhor a missão de levar o seu povo até a Terra Prometida. “Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês” (Josué 1.3). Com medo de serem conquistados, os habitantes de Gibeon tentaram enganar Josué para que os israelitas não lutassem contra eles. Recorreram a um ardil. “Enviaram uma delegação, trazendo jumentos carregados de sacos gastos e vasilhas de couro velhas, rachadas e remendadas.


Os homens calçavam sandálias gastas e remendadas e vestiam roupas velhas. Todos os pães dos suprimentos deles estavam secos e esmigalhados” (Josué 9.4-5). Procuraram Josué para fazer um acordo com ele. Disseram ter vindo de uma terra distante por causa da fama do Senhor Deus dos israelitas. Prova de que diziam a verdade é que quando saíram de suas casas o pão ainda estava quente e agora estava seco e esmigalhado. As vasilhas de couro eram novas e agora estavam rachadas. As roupas e sandálias eram novas e estavam gastas por causa da longa viagem. “Então Josué fez um acordo de paz com eles, garantindo poupar-lhes a vida, e os líderes da comunidade o confirmaram com juramento” (Josué 9.15).


Engana-se quem pensa que pode enganar o Senhor! “Não vos enganeis: de Deus não se zomba” (Gálatas 6.7ª). Muitas vezes achamos que nossas mentiras jamais serão descobertas. Deus não aceita mentiras. Paulo nos alerta em Colossenses 3.9ª “Não mintais uns aos outros”. Fale sempre a verdade! Os gibeonitas mentiram para Josué. Três dias depois de fazerem o acordo, os israelitas souberam que eram vizinhos e que viviam perto deles. Os pães, os calçados e as roupas eram velhos desde que saíram de suas casas. Josué e os líderes da comunidade foram até os gibeonitas e perguntaram a eles porque os haviam enganado.


“Tivemos medo do que poderia acontecer conosco por causa de vocês. Por isso agimos assim. Estamos agora nas suas mãos. Faça conosco o que lhe parecer bom e justo” (Josué 9.24-25). Josué então os protegeu e não permitiu que os matassem por causa do juramento em nome do Senhor, o Deus de Israel que lhes garantia a vida. “Mas naquele dia Josué fez dos gibeonitas lenhadores e carregadores de água para a comunidade e para o altar do Senhor, no local que o Senhor escolhesse” (Josué 9.27). Assim esse povo por causa da mentira passou a viver como escravo. É sempre assim a mentira nos leva a ser escravos de nós mesmos!


Ao Deus Eterno e Glorioso! Aleluias!


Antonia Vieira de Lima Oliveira


ree

 
 
 

Comentários


PNG LOGO BRANCA.png

Missão Atos 4

Rua Goiás, 3773

Votuporanga/SP

BRASIL

  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Obrigado pela sua mensagem

©2019 by Missão Atos 4. Todos os direitos reservados.

bottom of page