Morte inoperante
- Missão Atos 4

- 14 de set. de 2020
- 3 min de leitura
(...) segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou para uma vida santa, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho. (2 Timóteo 1:8-10)
Já parou para pensar nisso? Nesse texto de 2 Timóteo Paulo diz que Deus, através do poder do evangelho revelado em Cristo Jesus, tornou a morte INOPERANTE. Algo inoperante é uma coisa que perdeu a sua função, que não tem efeito, é ineficaz, se tornou inútil... Que maravilha, isso deveria nos alegrar infinitamente, pois sabemos que se estamos em Cristo, a morte não tem poder/efeito algum sobre nós. Literalmente esse texto está dizendo que a morte não existe para o salvo em Cristo, ela deixou de existir para essa pessoa.
Mas alguém pode questionar: mas vemos cristãos morrendo todos os dias, como esse texto se aplica na realidade?
A resposta é que o texto bíblico está dizendo num panorama muito maior do que a nossa vida terrena. Esse questionamento nós fazemos quando nos esquecemos da realidade em torno da nossa existência e do plano de Deus.
A palavra de Deus vai nos dizer para olharmos para as coisas invisíveis e não visíveis, pois as visíveis passam, acabam... Jesus pergunta para o homem da parábola aonde ele irá armazenar toda a riqueza dele depois que ele morrer, sendo que ele não levará nada daqui... A bíblia diz para ajuntarmos tesouros no céu e não na terra (Mt 6:19-20). A bíblia diz que essa terra será destruída (2 Pe 3:10) e refeita (Ap 21:1) e que toda a humanidade irá enfrentar um juízo final com dois possíveis destinos: os que creram em Jesus receberão a benção da inoperância da morte sobre si e a graça da imortalidade, e irão para o recomeço da verdadeira vida na nova terra que Deus irá fazer. Outros, a morte continuará tendo o efeito declarado em Gênesis 3, e partirão para a inexistência/morte eterna. Ou seja, quando o texto bíblico diz que a morte não tem mais efeito sobre o salvo em Cristo, ela está dizendo que a partir de então, apenas o corpo físico da pessoa irá perecer aqui nessa terra, assim como todas as outras coisas. Mas que o que realmente vale e é importante – a vida eterna – essa pessoa terá.
A morte para ela na verdade será o recomeço. Será apenas um “até logo”, pois a MORTE se tornou INOPERANTE. A morte não conseguirá manter aquela pessoa morta, assim como não conseguiu manter Jesus (At 2:24) pois Deus irá ressuscita-la com um corpo transformado preparado para habitar na nova terra e viver a nova vida, que jamais terá fim.
Pense nisso. A morte é inoperante em sua vida e na das pessoas que estão em Cristo. Portanto, apresente o evangelho para quem ainda não conhece, para que essa pessoa possa passar da morte para a vida (Jo 5:24).
E termino com uma fala de Jesus que resume literalmente tudo o que escrevi acima:
Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (João 11:25-26)
por Alef Esteves







Comentários