O resgatador de lembranças
- Missão Atos 4

- 30 de abr.
- 2 min de leitura
João 14.26 “Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu disse a vocês”.
Semana passada recebi um telefonema de uma sobrinha que mora distante daqui. Queria saber sobre nossos ancestrais. Não sei se era para fazer uma árvore genealógica ou se era só por curiosidade mesmo. O fato é que ficamos por mais de uma hora ao telefone relembrando acontecimentos adormecidos. Não sei se foi bom ou ruim, pois despertaram em mim sentimentos esquecidos. Coisas boas que deixaram saudades e coisas ruins que ainda machucam.
A Bíblia também fala de alguém que viria e descreve um momento revelador entre Jesus e seus discípulos. “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse” (João 14.26). A ceia já havia acontecido e eles estavam conversando, provavelmente indo em direção ao Jardim Getsêmani. O Mestre caminhava calmamente com eles, mesmo sabendo que logo não estaria mais com eles. Jesus sabia que um grande tormento pairava sobre ele. Mesmo assim mostrava confiança aos seus seguidores.
O Mestre percebeu que seus discípulos caminhavam ansiosos, aflitos como alunos em dia de provas. Jesus ao vê-los assim trouxe-lhes uma palavra de consolo para que seus corações se aquietassem. Os discípulos não conseguiram entender muitas coisas que Jesus disse e fez durante seu ministério terreno. “A princípio seus discípulos não entenderam isso” (João 12.16ª). Agora eles recebem a promessa de que, quando o Espírito Santo vier. E Ele veio! Ele os capacitaria a lembrar o que Jesus tinha ensinado e lhes serviria de memória de todas as coisas. Nós também precisamos da presença do Espírito Santo em nossas vidas.
É Ele quem convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo. E Ele veio e nos guia a toda a verdade. E essa verdade precisaremos tê-la sempre em nossa mente. Podemos dizer que o Espírito Santo é um resgatador de lembranças. Com Ele precisaremos apenas ler, meditar e viver a Palavra para ter intimidade com ele e sermos preenchidos cada vez mais com suas verdades que nos curam e libertam. O Espírito Santo é nosso conselheiro e nos faz desviar do mal e reconhecer o bem.
Comecemos nosso dia separando sempre um texto bíblico para meditar sobre ele por todo o dia. Quando menos percebermos, as palavras ecoarão em nós nos momentos em que mais precisarmos. Lembre-se o Espírito Santo, resgatador de lembranças está sempre conosco!
Graça e paz. Amém!
Antonia Vieira de Lima Oliveira






Comentários