Os resultados da obediência
- Missão Atos 4

- 27 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
“Portanto, obedeçam a todos os mandamentos que hoje lhes dou, para que tenham forças para avançar e conquistar a terra da qual estão prestes a tomar posse. Deuteronômio 11:8
No capítulo 11 de Deuteronômio, Deus dá algumas orientações e exorta o povo de Israel a serem obedientes para que eles consigam entrar na terra prometida. Mas, quando analisamos o versículo 8, Deus fala uma coisa interessante: que a obediência iria gerar FORÇAS para que o povo conseguisse invadir a terra, e isso nos leva a uma reflexão sobre algumas coisas.
Primeiro, nos faz lembrar que Deus estabeleceu algumas leis para regerem o universo e a vida da humanidade, e uma delas é a chamada 'Lei da Semeadura', registrada em Gálatas 6:7. E no texto de Deuteronômio é dito que a obediência iria ter esse resultado sobre nossas vidas... e se você parar pra pensar em sua vida, verá a diferença de como fica quando obedece e de quando desobedece a Deus.
Esse texto nos mostra o principio de que, estar com o nosso coração na estrada da obediencia nos trará vigor, força, ânimo, alegria, motivação, tudo isso vindo da parte de Deus, pois não há nada melhor do que estarmos com o nosso coração em paz com ele.
É claro que, não podemos nos esquecer de que o que nos traz a paz definitiva com Deus é o sacrificio de Jesus, e de que a nossa obediência não é algo que devemos fazer para 'barganhar' ou para ganhar algo de Deus, e tanto o livro de Deuteronômio quanto todo o resto da biblia deixa isso bem claro; que Deus nos resgastou primeiro, nos salvou, nos agraciou, e depois nos mostrou o caminho da obediencia através da revelação do seu caráter e da sua vontade registrada nas Escrituras, para que pudessemos olhar e viver de acordo com isso, motivado unicamente pelo amor, gratidão e temor (reverência) a Ele. essa é a real motivação de um coração transformado, os resultados da obediencia serão apenas uma consequência natural...
E por último, ainda em Dt 11:15, Deus diz que o povo ao entrar na terra prometida após obedecer e ter forças para isso, eles 'teriam o que comer e ficariam satisfeitos'... Outro princípio, ao contrário da obediência, o pecado nos trás um vazio, remorso, tristeza, fraqueza e "fome". Lembremos do que Davi diz quando ele "escondeu" o pecado dele, que todas as áreas da vida dele foi afetada enquanto ele não se arrependeu e confessou (Salmos 32:1-5).
Mas a obediência, além de virtude, nos trás a satisfação, saciedade, preenche a fome do nosso coração, pois quando estamos na estrada da obediência (sempre nos lembrando da graça), estamos vivendo de acordo com o que fomos criados para ser e fazer; "criados para ser semelhantes a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade." (Ef 4:24).
E para terminar, não se esqueça: todos nós iremos pecar, essa exortação não é para uma obediência perfeita, pois a própria bíblia diz que não iremos conseguir a perfeição, mas que somos pecadores.
Essa reflexão é para que coloquemos o nosso coração na estrada da obediência movida pelo amor e gratidão a Deus, tenhamos forças da parte de Deus e sejamos saciados por ele. E quando pecarmos, lembremos do texto de 1 João 2:1: "escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos
um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo."
por Alef G. Esteves






Comentários