Perseverar
- Missão Atos 4

- 15 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
João 19.30b “Está consumado”.
Não gosto de ver lutas. Lutas mesmo. Parece que chamam MMA. Mas outro dia a televisão estava ligada num canal que mostrava a tal. Ia passando pela sala, o bicho da curiosidade se apossou de mim e parei para ver. Um lutador estava sangrando e não desistia. Permanecia. Saí dali e fiquei pensando: os que permanecem como aquele lutador são uma espécie rara. Não é preciso vencer, mas permanecer. Ficar agarrado ali no seu foco. Ir até o fim. Terminar. Infelizmente poucos de nós fazemos isso. Nossa tendência humana é desistir. Nossa inclinação é parar antes de cruzar a linha de chegada.
Começamos e não acabamos. Muitos de nós merecemos prêmio por isso. Mas houve alguém que não desistiu: Jesus. Não pense, porém, que não foi tentado a fazê-lo. Lembre-se Jesus era Deus, mas também era homem. Olhe para ele quando chora junto ao túmulo de Lázaro ou quando se lamenta no Getsêmani. Você pode imaginar o grito da cruz? “Está consumado”. O céu se apresenta negro como se estivesse se lamentando. As outras duas vítimas gemem. Os deboches param. Silêncio. Choro. Jesus empurra os pés sobre o prego romano, ou melhor, sobre os nossos pecados e grita: “Está consumado!”
O trabalho estava terminado. O sangue derramado. O sacrifício feito. Tudo acabara. Jesus não proferiu um grito de desespero, mas de realização, um grito de vitória, de cumprimento. Um grito de alívio. “A morte foi destruída pela vitória” (I Coríntios 15.54). Jesus suportou e não desistiu. Você está prestes a desistir? Não faça isso. Está desanimado como pai? Fique firme. Está cansado de fazer o bem? Faça apenas um pouco mais. Está pessimista em relação a seu emprego? Arregace as mangas e persevere. Seu dia está cheio de tristezas e desapontamentos? Seus amanhãs estão se transformando em “nuncas”?
Lembre-se, quem persevera não é aquele que não apresenta ferimentos nem está cansado. Ao contrário, Jesus assim como o lutador, estava cheio de cicatrizes e sangrando. O lutador, como nosso Mestre foi machucado e estava cheio de dores. Eles permaneceram. E Jesus diz que a Terra Prometida é para aqueles que perseverarem até o fim (Mateus 10.22). Ela não é apenas para aqueles que alcançarem a vitória. Não, de modo algum. A Terra Prometida é para aqueles que simplesmente permanecerem até o fim. Vamos perseverar. Vamos receber a coroa da vitória que será dada a todos que permanecerem firmes. Obrigado Senhor Jesus, por nos ensinar a perseverar, a nos manter firmes e, no final, a terminar.
A graça seja com todos.
Antonia Vieira de Lima Oliveira






Comentários