Salmo 90 - Deus soberano
- Missão Atos 4
- 22 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
“Senhor, tu tens sido nosso refúgio ao longo das gerações. Antes que os montes nascessem, antes que formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.” Salmos 90:1, 2.
A cada dia multiplicam-se o número de notícias referente ao período de pandemia que estamos vivendo. Sejam informações com dados e conclusões positivas, sejam as de caráter negativo, o fato é que a circunstância atual mundial e nacional pode nos causar insegurança, medo e ansiedade. Certamente, a maioria de nós tem se perguntado quais as consequências e as mudanças que a pandemia causada pelo Covid-19 vai trazer para a nossa saúde, os nossos hospitais, a nossa economia, nossos empregos, somente para citar alguns dos nossos temores.
Neste contexto é natural termos esse tipo de sentimentos, pois somos humanos, no entanto, eu convido você a refletir um pouco mais na Palavra de Deus, mais particularmente no Salmo 90 e observar a segurança e o refrigério que o Senhor nos concede, mesmo num momento de extrema crise.
Tradicionalmente este salmo tem a sua autoria atribuída a Moisés, que conduziu o povo de Israel em direção a terra que havia sido prometida por Deus ao seu povo. Moisés também enfrentou sua quota de problemas, lutas e dificuldades, uma delas foi uma praga que tirou a vida de muitos israelitas (Números 16).
Mesmo enfrentando suas lutas e adversidades, ao longo de sua vida o salmista pôde perceber o quanto o ser humano é insignificante, mas ao mesmo tempo ele também vivenciou o cuidado e a segurança que Deus concede àqueles que o amam e creem em sua maravilhosa graça. O autor não sabia o que o futuro lhe reservava e certamente deve ter enfrentando suas dúvidas, inseguranças e frustrações. No entanto, o que permitia a ele manter sua fé firmada em Deus era o relacionamento que Moisés tinha com Deus e a convicção no cuidado e no amor do Senhor, independente da circunstância. Ou seja, o ponto de equilíbrio e a firmeza de Moisés não estavam baseados nas situações e muito menos em si mesmo, mas na soberania, misericórdia e santidade de Deus.
É muito interessante observarmos que o termo traduzido por refúgio no verso 1 serve para descrever um lugar de segurança em que o Senhor acolhe seu povo necessitado e cuida dele. Se você ler o restante do salmo vai constatar que o autor reforça a brevidade da vida e o estado pecador do homem, mas ao mesmo tempo também ensina e motiva o ser humano a firmar sua fé no Deus que muito nos ama, a quem podemos sempre (sempre!) recorrer com confiança. Sendo assim, gostaria de incentivar você a firmar sua fé, sua confiança no Deus de toda graça que ama você incondicionalmente.
É verdade que não tenho as respostas sobre os motivos que estamos enfrentando esta situação tão delicada e nem posso prever o que acontecerá nos próximos dias. Mas, o que posso fazer é convidá-lo a, mesmo em meio às adversidades e lutas constantes, amar e confiar de todo o coração, alma e pensamento no Deus que é o nosso refúgio e segurança ao longo das gerações.
No Senhor, que já existia e governava soberano antes que os montes nascessem e antes que a terra e o mundo fossem formados,
por Cláudia Duarte
Comments