SALMOS 121 AQUELE QUE TE GUARDA
- Missão Atos 4

- 30 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
“1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. 3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. 4 Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. 5 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. 6 De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. 7 O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. 8 O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.”
É fato que estamos vivendo momentos de incertezas e perigos, e isso tem atingido a vida de muitas pessoas que sofrem por si mesmas, pelos familiares e amigos a quem amam. Pensar na saúde, na vida financeira e política não só da nossa nação, mas do mundo todo, tem tirado a paz e o sono de muita gente, mas o que fazer diante de todas essas incertezas e perigos?
Esse Salmo nos fala um pouco sobre isso, ele era cantado pelo povo enquanto caminhavam para Jerusalém em peregrinação. Nessa canção, podemos ver algumas coisas que afligiam o povo, como por exemplo: o calor do sol, os perigos da noite, os caminhos pedregosos e vacilantes e todo tipo de mal.
O que eles faziam quando olhavam para todos esses perigos e incertezas? Eles tiravam os olhos disso tudo e olhavam para Deus:
1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
O verbo “guardar” aparece seis vezes em oito versículos, demostrando a fé que eles tinham no cuidado e no poder de Deus sobre a as suas vidas.
Lendo este salmo, lembrei-me da história de um homem que encontrou um menino de rua e decidiu mudar a vida desse menino, porque o amou no momento em que o viu. O homem tomou todas as medidas que a lei determinava para adotar aquele menino como filho com a intenção de dar a essa criança um lar, amor e cuidado para o resto da sua vida. Depois de cuidar da criança como um pai deve cuidar de um filho, colocou o menino para dormir, mas percebeu que a criança não conseguia dormir e estava angustiada e triste. O pai perguntou o que tinha acontecido, qual era o motivo do seu filho não estar feliz, e o menino abriu o coração dizendo: “E se amanhã eu não tiver o que comer? E se fizer frio e eu não tiver como me aquecer? E se o sol estiver muito quente e não tiver onde me abrigar?” O pai explicou para o menino que agora ele era seu filho e que poderia dormir em paz porque sempre seria muito bem cuidado. Mas, a criança não conseguia parar de pensar em tudo o que poderia acontecer de mal no dia seguinte, diante disso o pai foi dormir muito triste, porque seu filho não tinha entendido que fora escolhido para ser amado e cuidado para sempre.
Quando nós agimos como aquela criança da história e não confiamos no pai, somos dominados pelo medo do amanhã, andamos perdidos e sem rumo, passamos a temer tanto a vida quanto a morte. Todavia, quando entendemos que não estamos mais sozinhos no mundo porque agora somos filhos pela fé em Cristo, tudo é diferente, podemos dormir em paz sabendo que ele está cuidando de nós, sabendo que ele nos amou, nos escolheu e cuida de nós.
Tenha fé, a graça de Cristo alcançou a sua vida, agora tudo é diferente. Tire os seus olhos do que te causa medo e olhe para Jesus, durma em paz, porque o seu pai não dorme, e é ele quem o guarda.
por Mônica Oliveira







Comentários