Supere a tensão
- Missão Atos 4

- 6 de set. de 2023
- 2 min de leitura
João 17.1 “Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: Pai chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique”.
É quase impossível vivermos no mundo de hoje sem algum momento de tensão. Elas aparecem quando menos esperamos. Problemas financeiros, emocionais, saúde parecem rondar nosso dia a dia. Nem sempre conseguimos deixá-los para trás. São momentos decisivos que antecedem os grandes desafios. Jesus também passou por isso. Foi um momento difícil para Ele e seus discípulos. Talvez o mais difícil de todos.
O castigo da cruz se aproximava e a dor lhe apertava o peito. Sabendo que daí a poucos momentos ele seria preso o que lhe desencadearia uma onda de terror sobre seus seguidores, olhou para o céu e orou a favor deles, o que também nos incluía em nosso tempo. Olhar para o céu nos traz a lembrança do nosso Deus e criador que ordena sobre os céus e terra sua paz. Nunca entenderemos o tamanho da agonia e pressão que Jesus viveu naqueles instantes. Entre os doze discípulos, um iria traí-lo, um iria negá-lo e o resto o abandonaria e pensaria em desistir por não terem entendido sua mensagem. Naquele momento sentia-se só, como eu e você nos sentimos nos momentos de grande tensão.
Mas foi nesse momento tão angustiante que Jesus revelou atitudes de alguém cheio do Espírito Santo: chamou seus discípulos para junto de si e transformou toda a tensão em oração. Abriu seu coração com entrega e fé. Ao olhar para o céu, Jesus superou a situação impossível e a enxergou na perspectiva do Pai. Quem, mesmo nos momentos de dor, olha para o céu e fala com Deus, não é paralisado pelos desafios terrenos. Jesus compartilhou primeiramente com o Pai e lhe pediu sua assistência para essa hora difícil, a fim de ser obediente até o final e enfrentar com coragem, inteireza e dignidade a humilhação, o escárnio, o sofrimento e a horrorosa morte que lhe estava por vir. É possível glorificar a Deus mesmo no momento de morte?
Jesus nos dá o exemplo: ele aceita a situação sem negá-la ou fugir dela; faz o que foi chamado a fazer e enfrenta a partida com confiança e esperança. Quem vive em oração e em unidade com o Pai, não foge dos momentos de desafio, mas os transforma em oportunidades. Uma vida de oração toca a grandeza e gera o extraordinário. Podemos viver momentos de grandes tristezas, mas nunca podemos nos afastar daquele que nos deu esperança. Aquele que morreu na cruz e ressuscitou para nos dizer: Eu venci o grande desafio. Vocês também vencerão.
Graça e paz a todos.
Antonia Vieira de Lima Oliveira






Comentários