Arco-íris
- Missão Atos 4

- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Gênesis 9.14-15 “Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida”.
O céu sempre me encantou. Sempre gostei de olhar para ele com suas nuvens fofinhas como algodão durante o dia, enchendo-se de formas. E durante a noite apreciar as estrelas brilhantes piscando no firmamento. Fico imaginando nisso a grandeza de Deus. Mas tem algo que me deixa fascinada desde criança: o arco-íris. Mamãe dizia que nos pés do arco-íris havia um grande pote de ouro. Sempre pensei em ir buscá-lo, mas nunca tive coragem. Mesmo porque ela também dizia que se passássemos debaixo do arco-íris trocaríamos de sexo. Imagine só! Cada coisa!
Qual não foi minha surpresa quando um dia estudando o livro de Gênesis, lá estava ele: o tão misterioso arco-íris da minha infância. Ele era melhor que um tesouro. Era um sinal de aliança entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra. Deus havia feito essa aliança entre Ele e Noé por ocasião do fim do dilúvio. Noé era um homem justo e íntegro. Ele andava com Deus.
A humanidade havia se corrompido e grande violência dominava a terra. Então Deus disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei com a terra. Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste, divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora” (Gênesis 6.13-14). E Deus instruiu Noé sobre como deveria construir essa arca: forma, medidas e o que deveria colocar dentro. E Noé começou a fazer exatamente como Deus lhe havia ordenado.
As pessoas caçoavam dele. Achavam que Noé estava louco. Mas ele cumpriu tudo o que o Senhor havia dito. Construída a arca colocou dentro dela casais de todos os animais que Deus havia determinado. Entraram também ele, com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. E aconteceu que depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
“Todos os seres vivos foram exterminados da face da terra; tanto os homens como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca” (Gênesis 7.23). Terminado o dilúvio Noé construiu um altar e ofereceu holocaustos ao Senhor. O Senhor então disse: Nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz dessa vez. E Deus colocou o arco-íris como forma de aliança entre Ele e os seres vivos!
No amor Dele! Amém!
Antonia Vieira de Lima Oliveira






Comentários