Caminhar com Jesus
- Missão Atos 4

- 24 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Mateus 9.9 “Saindo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: Siga-me. Mateus levantou-se e o seguiu”.
Às vezes meu filho tem mania de não responder os meus chamados. Finge não ouvir e fica imerso nos seus pensamentos. Só mais tarde vem saber o que eu queria. Não foi assim que aconteceu com Mateus. O currículo de Mateus era de dar inveja. Consultor fiscal do governo arrecadava bons lucros para o mesmo. Coitado do povo! Explorado como nunca. Mateus cobrava além da conta. Por conta disso era um trapaceiro. Mas vivia bem. Roupa boa. Casa bonita. Comida a mais apetitosa possível. Finos manjares.
Era assim até o dia em que Jesus encontrou Mateus. “Saindo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: Siga-me. Mateus levantou-se e o seguiu (Mateus 9.9). Mateus ouviu logo o chamado de Jesus. Ouviu e obedeceu. No versículo seguinte encontramos Jesus sentado à mesa da sala de jantar de Mateus. “Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores” (Mateus 9.10). Jesus na casa de Mateus. Jesus rodeado de pecadores. Mas, quem é este galileu que atrai multidões. Expulsa demônios. Ressuscita mortos. Perdoa pecados? Ele é o Rei dos Reis. Senhor dos Exércitos. Ele é o Alfa e o Ômega. O Princípio e o Fim. O que é, o que era e o que há de vir, o Todo poderoso. É a testemunha fiel. O primogênito dentre os mortos. O soberano dos reis da terra (Apocalipse 1). Ele é Jesus Cristo. Por Ele e para Ele são todas as coisas.
Esse mesmo Jesus que se assentava à mesa dos pecadores faz questão de assentar-se à nossa mesa. Ele quer estar conosco em todos os momentos de nossa vida. “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.20b). Os fariseus ficaram escandalizados com a atitude de Jesus e foram logo perguntando aos seus discípulos: “Por que o Mestre de vocês come com publicanos e pecadores?” (Mateus 9.11). Ao relacionar-se com pessoas rotuladas como pecadores, Jesus havia cruzado as linhas de fronteira dos judeus. Os publicanos e pecadores não deveriam nem mesmo receber ensinamentos sobre as leis de Deus, pois sua vocação e estilo de vida os tornavam impuros. Jesus ouvindo os fariseus foi logo dizendo:
“Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos e sim pecadores ao arrependimento” (Mateus 9.12-13). Jesus se compara a um médico que vai onde estão os que necessitam dele. É impossível Jesus recusar-se a tratar pecadores publicamente reconhecidos como tal, pois Ele morreu justamente pelos pecadores. Mateus seguiu Jesus. Saiu do seu conforto porque sabia que aquele galileu estava com a verdade. Sabia que somente a verdade é capaz de libertar. Nosso conforto material passa longe do conforto espiritual. Nossa segurança é: caminhar com Jesus!
A graça do Senhor Jesus seja com vocês. Amém!
por Antônia Vieira de Lima Oliveira






Comentários