Chama de fogo
- Missão Atos 4

- 27 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Êxodo 3.2 “Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo”.
Nos últimos dias nossa cidade viveu momentos de extrema agonia. Um fogo consumidor tomou conta das pastagens e dos canaviais. No final todo o estado estava debaixo de um braseiro sem fim. Onde estão os sítios e fazendas da minha infância com inúmeras árvores frutíferas: mangueiras, goiabeiras, coqueiros e tudo o mais? Tudo foi cortado, arrancado, dando lugar aos canaviais imensos que se perdem de vista. Onde estão as aves que vinham nos alegrar com seu canto doce ou estridente? Onde estão as borboletas coloridas que fazíamos questão de correr atrás na intenção de capturá-las?
Tudo ficou para trás, o homem com sua ganância transformou tudo em moeda. Riqueza. Poder. E hoje vemos uma terra seca, árida. Não chove e fica propício às queimadas. A Bíblia nos relata a estória de uma sarça ardente, que apesar de estar em chamas não se consumia. Essa é uma experiência de Deus com o ser humano. É um mistério que está além da compreensão humana. Este mistério é apresentado como fogo que arde sem consumir, ao contrário daquele que consumiu nossas pastagens, florestas e animais.
Deus misericordioso se apresenta como aliado do povo oprimido, o povo de Abraão, Isaque e Jacó. Moisés, homem escolhido por Deus deveria tomar partido: ou continuaria com os poderosos que oprimiam o povo, ou se colocaria a disposição de Deus e tomaria partido dos oprimidos. Os filhos de Israel gemiam sob o peso da escravidão, a quem foram transformados com a morte do rei do Egito. Então clamaram e o seu clamor chegou até o Senhor que ouviu suas queixas. Moisés é então chamado a executar tal tarefa. Do meio da sarça o Senhor o chamou: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui”, respondeu ele (Êxodo 3.4).
Apesar da evidência e clareza da presença do Senhor, Moisés relutou e apresentou desculpas para não cumprir a missão que Deus lhe ordenara: livrar o seu povo das mãos dos egípcios e levá-los até uma terra onde havia leite e mel com fartura. “Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas” (Êxodo 3.10). Assim como eu e você fazemos muitas vezes dando desculpas esfarrapadas para não trabalharmos para o Reino, Moisés também o fez. Disse que não tinha capacidade para cumprir a missão, alegou falta de autoridade, falta de credibilidade, falta de eloqüência para executar a tarefa.
Por fim aos oitenta anos de idade ele assumiu a sua missão para libertar mais de dois milhões de pessoas do poder da maior potência do mundo de então. E o Senhor era por ele e com ele. Nossa terra está desnuda, mas com a graça de Deus, brotará, se tornará verdejante e nunca mais pegará fogo. Nenhuma chama se abaterá sobre ela.
Graça e paz!
Antonia Vieira de Lima Oliveira






Comentários