top of page
PNG LOGO BRANCA.png

Consumo X Consumismo

Lucas 12.15 “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância, a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.


Abaixaram os preços! Compre pela metade! Parcelamos! É a chamada “Black Friday”. Todos querem aproveitar. Até eu que não precisava de nada fui dar uma espiadinha no comércio. E adivinhe! Vim cheia de sacolas. Depois conferindo tudo percebi que havia comprado coisas desnecessárias. Jesus nos alerta para essas coisas. Ele quer que todos os seus filhos sejam prósperos, mas não cobiçosos. Vivemos hoje a era do instantâneo, do digital, da globalização e do descartável. As coisas são feitas para durar pouco, até para que possamos ter a oportunidade de trocá-las quando nos cansarmos delas ou quando se desfalerarem. Imagine que percebi que alguns calçados nos quais paguei muito caro estão esfalerando as solas.


Outro dia saí com um e quando vi estava desfazendo o solado deixando rastros por onde eu passava.Quando Deus enviou o maná no deserto, Ele deixou regras para que fossem cumpridas pelos filhos de Israel. Deveriam ser recolhidos o necessário para cada dia e pelo número de moradores de cada tenda. Nem mais, nem menos. O desejo desenfreado tem sido a causa do consumismo que cresce a cada dia. O mundo oferece tantas coisas maravilhosas e interessantes, que fica difícil resistir ao impulso da compra. Precisamos nos submeter ao domínio do Espírito Santo para não sermos dominados pelo espírito do consumismo que, infelizmente, tem seduzido muitos filhos de Deus levando-os à dívidas impagáveis.


Não podemos comprar apenas porque estão em promoção, mas sim aquilo que necessitamos no dia a dia. A Bíblia não condena o consumo em si, mas alerta sobre o consumismo, sobre os perigos da cobiça, da busca excessiva por bens materiais acima dos valores espirituais. Devemos sim usar os bens com sabedoria e propósito. Quando consumimos sem controle podemos ser submetidos à escravidão por dívidas. “O rico domina sobre o pobre, quem toma emprestado é escravo de quem empresta” (Provérbios 22.7).


“Não devam nada a ninguém, a não ser o amor uns pelos outros” (Romanos 13.8). O ato de consumir bens e serviços de forma excessiva e desordenada, muitas vezes impulsionado por uma busca por satisfação pessoal, status ou por tentar preencher um vazio interior pode ser visto como uma forma de ganância, pois coloca os bens materiais acima de valores espirituais e humanos. Isso nos afasta de Deus e leva-nos a uma vida de estresse, ansiedade e dívidas.


Graça e paz!


Antonia Vieira de Lima Oliveira

ree

 
 
 

Comentários


PNG LOGO BRANCA.png

Missão Atos 4

Rua Goiás, 3773

Votuporanga/SP

BRASIL

  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Obrigado pela sua mensagem

©2019 by Missão Atos 4. Todos os direitos reservados.

bottom of page