Desertos e vales
- Missão Atos 4

- 18 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos(...) Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.
Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina.
Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem ao Senhor(...)Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor, do seu Deus(...) Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado, de aumentarem os seus rebanhos, a sua prata e o seu ouro, e todos os seus bens, o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do Senhor, do seu Deus, que os tirou do Egito, da terra da escravidão.
Não digam, pois, em seu coração: "A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza".
Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza.
(Deuteronômio 8:2-3,5,10-14,17-18)
É maravilhoso ver nesse texto todas as ações de Deus sobre a vida do povo de Israel, e consequentemente, sobre as nossas vidas. Esse texto nos mostra como que o próprio Deus nos coloca em "desertos", em momentos de escassez no decorrer da vida para cumprir seus propósitos, ou claro, pode ser que nós mesmos nos coloquemos nesses desertos, tanto material quanto espiritualmente falando, mas Deus, de alguma forma, sempre está no controle e fazendo com que tudo contribua para o nosso bem (Rm 8:28).
O texto também nos adverte a não nos esquecermos de Deus nos momentos da prosperidade", da abundância, da paz, de quando conseguimos aquilo que mais queremos, pois o nosso coração tem a tendência de esquecer de Deus nesses momentos (Pv 30:8-9). Mas, em vez disso, devemos louvar a Deus, sempre nos lembrando de que a nossa força vem do Senhor, é ele quem nos sustenta todos os dias em todas as áreas de nossas vidas, até mesmo daquele que não crê em Deus (Is 45:5).
Portanto, a nossa força, o nosso sucesso, as nossas conquistas não vêm primariamente de nós, mas sim de Deus, é ele quem nos da tudo que precisamos para levarmos a vida adiante de maneira saudável tanto material quanto espiritual, para que possamos viver os planos e os propósitos de Deus.
E por último, reflita nisso, passe pelos desertos da vida confiando em Deus, saiba que no momento certo ele trará o alivio e o consolo, cuide para não se desviar dos caminhos de Deus, viva em obediência e santidade nos momentos bons e ruins, e não se esqueça de Deus quando a provisão, a abundância, a paz e o sonho conquistado chegar. Deus é maior e melhor do que tudo o que você pode ter nessa terra.
por Alef G. Esteves






Comentários