Em busca da auto-aceitação
- Missão Atos 4

- 19 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
“Senhor, tu me sondas e me conheces... Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado. Os teus olhos me viram a substância ainda informe...” Salmos 139: 1, 13,14,15 e 16
Uma das maiores necessidades do ser humano é ser aceito. No entanto, muitas pessoas podem testemunhar o fato de terem sofrido algum tipo de rejeição em determinado momento de sua vida, como por exemplo, em sua infância. Se não tratados, esses problemas vão ocasionar consequências para toda a vida do indivíduo. Podemos concluir que, muitas ações e comportamentos de um adulto, podem acontecer em virtude da não-aceitação. E isso, também vai interferir de maneira profunda nos seus relacionamentos. No entanto, não é apenas a rejeição por parte de outra pessoa que sofremos, já que muitas das vezes, nós não nos aceitamos totalmente, seja do ponto de vista físico ou do ponto de vista emocional.
Não existem fórmulas mágicas, nem receitas prontas para que o problema da não aceitação de si mesmo seja superado, mas a Palavra de Deus vai apresentar algumas considerações que irão proporcionar ao indivíduo uma compreensão e aceitação melhor de si próprio.
Em primeiro lugar, a Bíblia Sagrada vai mencionar que se deve amar ao próximo como a si mesmo. Ou seja, para que eu ame a outra pessoa, é necessário que eu tenha uma visão correta de mim mesmo, com minhas dificuldades e defeitos, mas alguém que deve ser amado por mim mesmo, pois sou alguém que Deus criou e ama com infinita ternura. Sou criado à sua imagem e semelhança! Não devemos ser, porém egoístas, pensando somente em nossos desejos ou em nossas necessidades, mas precisamos sim, manifestar o cuidado de Deus em todas as áreas de nossas vidas, seja no trabalho, na família ou entre amigos. Por isso devemos cuidar do nosso corpo e da nossa saúde, pois tudo o que há em nós pertence a Deus que é o dono da nossa existência. Da mesma maneira, podemos desenvolver a auto-estima, por meio de pensamentos que enriquecem a vida e que se encontram por toda a Palavra de Deus.
Por fim, precisamos observar que não somos obra do acaso, e nem nascemos por acidente de percurso. O salmo 139 afirma que Deus nos criou no ventre de nossa mãe de forma maravilhosa (versículos 13 e 14); além disso, menciona que Ele nos conhece e nos vê, antes mesmo do nosso nascimento (versículos 15 e 16); e demonstra que Deus tem um projeto de vida para cada um de nós. Muitas pessoas sofrem não aceitando a si próprias por que ainda não compreenderam o propósito de sua existência e não conhecem o grande amor que Deus sente por elas. Todas essas orientações bíblicas vão proporcionar o desenvolvimento da nossa auto-aceitação. Que o amor e a misericórdia que Deus derrama sobre todos nós proporcione que nós nos amemos e nos aceitemos, pois fomos criados por um Deus que anseia o melhor para todos nós.
No Senhor, o Deus que nos ama incondicionalmente,
Cláudia Duarte






Comentários