Graça para o humilde
- Missão Atos 4
- 10 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
I Pedro 5.5 “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.
Quantas vezes em nossas vidas vemos ou ouvimos gente dizendo: “Eu posso tudo, porque tenho tudo o que quero. São pessoas orgulhosas e cheias de si. Mas Deus diz que se opõe ao orgulhoso. Todos nós gostamos de boas coisas, roupas bonitas, carros do último ano, freqüentar bons restaurantes. Achamos que somos merecedores porque trabalhamos muito e tudo é conquista nossa. Esquecemos de agradecer aquele que nos proporcionou nossa riqueza. Somos orgulhosos e pronto! Mas Deus é contra os orgulhosos.
O orgulho não faz parte da caminhada com Deus, pois afasta a verdade do servir. O orgulho dá um falso poder a quem não tem poder, enche os olhos de escuridão e impede de ver a obra verdadeira. Do contrário a humildade faz entender e perceber que pertencemos a um Pai de amor, que somos cercados por misericórdia e graça, e ensina a amar sem esperar recompensa. A humildade nos mostra que somos amados por Deus e fomos criados para estarmos com ele. Deus resiste ao soberbo porque o soberbo resiste a Deus. A arrogância endurece o joelho para não se humilhar e o coração para que não reconheça o pecado.
O coração orgulhoso nunca confessa, nunca se arrepende, nunca pede perdão. Na verdade o arrogante nem sente necessidade de perdão. O orgulho faz naufragar nossa alma no mais profundo abismo. O orgulho impede nossa reconciliação com Deus e também nossa reconciliação com as pessoas. Com a mesma intensidade que Deus odeia a arrogância, ele ama a humildade. A humildade alegra-se em fazer o que o orgulho não faz. O coração humilde sabe reconhecer a necessidade de Deus. Deus tem sempre um lugar para o humilde de coração.
“Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes e de longe reconhece os arrogantes” (Salmo 138.6). “Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito” (Isaías 57.15). A Bíblia nos mostra o mais alto exemplo de humildade: Jesus Cristo. Ele era Deus, mas se fez servo para a salvação da humanidade. “mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2.7-8). Jesus morreu para que tivéssemos vida. Morreu, mas ressuscitou. Um dia morreremos e também ressuscitaremos. Então estaremos com Ele para sempre! O mais humilde de todos.
A paz esteja com todos!
Antonia Vieira de Lima Oliveira

Comments