Na dependência Dele
- Missão Atos 4

- 8 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Neemias 2.17 “Então eu lhes disse: Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante”.
E lá vai Neemias montado numa mula. Para onde vai? Vai da Pérsia até Jerusalém. Isso mesmo! Vai percorrer 1400 quilômetros no lombo de uma mula. Que coragem. Mas Neemias tem um objetivo: reconstruir sua amada Jerusalém que tinha tido seus muros destruídos com golpes de aríete sob o comando do rei Nabucodonosor.
Neemias era copeiro do Rei da Pérsia cujo nome era Artaxerxes. Ser copeiro era uma função de grande responsabilidade e exigia muita lealdade, pois que uma das atribuições deste era escolher e provar o vinho do rei para se certificar de que não tivesse sido envenenado. Neemias tinha de ser alguém que desfrutasse da confiança irrestrita do rei. Depois de orar e jejuar durante quatro meses, Neemias obteve permissão de Artaxerxes para ir até Jerusalém. E ele foi. “Visto que a bondosa mão de Deus estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos” disse Neemias (Ne. 8 b).
Quando Neemias chegou a Jerusalém, parou para descansar por três dias. Era preciso renovar as forças. Era preciso refletir sobre seu trabalho. Estava cansado da viagem e era necessário descansar. Numa certa vez Jesus também convidou seus discípulos para um descanso. Os discípulos estavam cansados e Jesus lhes disse: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco” (Marcos 6.31)
Depois do descanso, Neemias saiu à noite com um grupo de pessoas para observar a cidade. Quanta desolação. Quanta tristeza. A situação era pior do que esperava. A gloriosa Jerusalém de Salomão estava destruída e o povo vivendo na miséria e desprezo. Por onde começar? Era um projeto audacioso. Mas Neemias não teve medo, porque sabia que o Senhor era com ele.
Convocou o povo para o trabalho. “Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém para que não fiquemos mais nessa vergonha”. Era muito trabalho, pois somente os muros tinham uma extensão de dois quilômetros de comprimento por um metro de largura numa altura de cinco ou seis metros.
Muitos caçoaram dele, tentaram até fazer intrigas, mas quando estamos na dependência de Deus, e Neemias estava tudo acontece a nosso favor. E depois de cinqüenta e dois dias o muro ficou pronto. Quando os inimigos souberam disso ficaram atemorizados e com orgulho ferido, porque perceberam que a obra havia sido executada com a ajuda de Deus. Neemias agradeceu e glorificou o Senhor.
Talvez os nossos projetos não sejam tão grandiosos quanto aos deste homem, mas façamos tudo com humildade, perseverança, firmeza e na dependência Dele. Então teremos vencido!
Ao nosso Deus honra e glória para sempre. Amém!
Antonia Vieira de Lima Oliveira






Comentários