Nascendo de novo
- Missão Atos 4

- 8 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
João 3.3 “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.
Já aconteceu com você, vestir roupa pelo avesso? Daí você sai pensando que está o máximo, mas apenas você está provocando riso nas pessoas. Até que um corajoso chega e lhe diz a verdade. Quanta vergonha sentimos! Imediatamente procuramos um lugar onde possamos ajeitar nossas vestes.
Podemos acertar nossas roupas, mas de acordo com a Bíblia, há uma coisa que não podemos trocar: nossa natureza pecaminosa. A sociedade argumenta: dê educação, hábitos corretos, disciplina e a pessoa muda. Fazemos tudo isso. Mas arrancando o verniz, removendo a maquiagem, nossa natureza pecaminosa surge. Temos um coração egoísta, orgulhoso e pecador.
O apóstolo Paulo o descreve bem. “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Miserável homem que eu sou!” (Romanos 7.18-20,24).
Paulo está dizendo que não importa o que eu faço. Posso vestir corretamente as roupas. Posso colocar roupas novas todos os dias. Mesmo assim continuo pecando contra Deus. O animal que mora dentro de mim, que se chama pecado, aparece nas horas menos esperadas. De repente me vejo fazendo coisas que não quero: cobiçando, mentindo, invertendo fatos.
Por conta disso Jesus diz: “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3.3). Quando nascemos de novo, isto é, entregamos nossa vida a Cristo somos novas criaturas. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (I Coríntios 5.17). Quando nascemos de novo recebemos novos olhos que enxergam pela fé. Recebemos mente nova, para termos a mente de Cristo. Adquirimos força nova para não ficarmos cansados. Recebemos voz nova para louvar a Deus e mãos novas para servi-lo. Recebemos um coração novo totalmente purificado por Cristo.
O primeiro nascimento foi para a vida terrena; o segundo para a vida eterna. No primeiro nascimento recebemos um coração físico. Já no segundo nascimento recebemos um coração espiritual. Se nós nascemos não foi por nós sozinhos. Outras pessoas colaboraram para isso. Nosso nascimento resultou do esforço de outras pessoas: nossas mães, médicos, enfermeiras.
Também isso acontece com nosso nascimento espiritual. Não foi pelo nosso esforço e sim pelo esforço de Cristo que derramou seu sangue por nós. Também necessitamos da presença do Espírito Santo que nos convence do “pecado, da justiça e do juízo” (João 16.8). Como os pais são pacientes com seus bebês, Deus também é paciente conosco. Não podemos esquecer que os bebês não sabem o que fazem, mas nós sim temos maturidade para isso. Que todos tenham verdadeiramente um novo nascimento!
A graça seja com vocês. Amém!
por Antônia Vieira de Lima Oliveira






Comentários