top of page
PNG LOGO BRANCA.png

Salmo 127 - O Deus que nos guarda


Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal. Salmos 127:1-5

Este Salmo nos ensina de várias maneiras: ele se constitui num alerta, numa advertência, numa condição, numa verdade, num conselho, num cuidado, num padrão, numa lei, e também num consolo da parte de Deus. O salmista inspirado por Deus nos mostra alguns princípios para a vida, além de enfatizar que colocá-los em prática muda/mudará toda a forma que a construímos.


Neste texto, vamos tentar refletir sobre alguns dos ensinamentos deste salmo. Qual é a ideia de que Deus deve ser o construtor e a vigia da cidade? Será que está relacionado ao pensamento de que devemos ficar ociosos e omissos esperando que Deus faça tudo? É realmente isso que o salmista quer dizer? Não. A ideia é que tudo que fizermos na vida, desde construir a nossa casa (família, projetos, planos, planejamentos, sonhos, trabalho, decisões, e etc) O autor usa também exemplos do contexto em que estava: ele mencionou os guardas da cidade; o que trazendo para o nosso contexto demonstra a nossa autossuficiência, necessidade de controlar tudo, segurança sentida por considerarmos o que temos e somos os fatores mais importantes para a nossa vida.


Essa concepção é totalmente descartada pelo salmista, pois ele aponta que ao realizar todas as atividades, desde “construir a casa” até “montar guarda”, se nossa confiança, nossa esperança não estiver em Deus e se nosso reconhecimento de que quem faz e sustenta todas as coisas é o Senhor, infelizmente tudo será inútil e em vão, pois os feitos humanos desprovidos da provisão de Deus não duram, perdem o sentido e o brilho e de repente se vão.


Mas, se fizermos conforme a palavra de Deus, teremos paz e tranquilidade mesmo em meio as aflições e problemas da vida, como este período que estamos vivenciando. Este contexto mundial, nacional, estadual e municipal é uma ótima circunstancia para colocarmos à prova onde está o nosso coração e a nossa verdadeira confiança: se nos homens, governos, soluções terrenas, ou no Senhor.


Além disso, o Salmo 127 reforça que é o Senhor que concede sono aqueles a quem ele ama, ou seja, os que estão nele, que amam a ele e confiam nele conseguirão deitar a cabeça no travesseiro e dormirem tranquilos. Isso acontece porque tais pessoas confiam em Deus para o dia de amanhã, elas não olham para as circunstâncias, para a construção de uma vida firmadas em si mesmas, para a guarda que vigia, mas sim olham para Aquele que prometeu e que é fiel para cumprir.


Para finalizar, gostaria de refletir que a Bíblia nos ensina que os homens e mulheres que confiam no Senhor cuidarão bem da sua família, dos seus filhos. A família dos que firmam sua fé em Cristo e em seu cuidado caminhará no caminho que o Senhor colocou e irá triunfar diante das situações difíceis que surgir! Portanto, faça essa reflexão em sua vida neste momento: como você tem se posicionado diante deste quadro de incertezas, medos e inseguranças que estamos vivendo hoje?


Confie em Deus como construtor e guarda da sua vida e da sua família. Ao agir desta maneira, você e seus entes queridos desfrutarão da “paz que excede todo entendimento” em momentos que não há razões humanas para se ter paz.


por Alef Esteves



 
 
 

Comments


PNG LOGO BRANCA.png

Missão Atos 4

Rua Goiás, 3773

Votuporanga/SP

BRASIL

  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Obrigado pela sua mensagem

©2019 by Missão Atos 4. Todos os direitos reservados.

bottom of page